Durante esta terça-feira (13), a Santa Casa da cidade de Araçatuba (SP), informou que cinco familiares de pacientes que estão sob os cuidados do hospital, receberam telefonemas de pessoas que se identificam como de equipes que estão atendendo o paciente e pedindo o envio de dinheiro por pix para a compra de remédios e/ou exames são cobertos pelo SUS e que a Secretaria de Saúde só liberaria os recursos em 48 horas e o paciente não pode esperar.
Contudo, a instituição informou que nenhum atendimento prestado pelo hospital a pacientes do SUS é cobrado e que toda e qualquer intercorrência que necessite de medicamento e/ou exame que não esteja nos padronizados pelo SUS, a Santa Casa de Araçatuba realiza as tratativas diretamente com a Secretaria de Saúde, através do Departamento Regional de Saúde. Além disso, em nenhum momento os familiares são contactados e/ou envolvidos para essas tratativas.
O hospital tem alertado reiteradas vezes sobre a existência desse tipo de golpe, que é praticado há vários anos. Em todas as áreas do hospital, principalmente nos elevadores de acesso às alas de internação, portaria de visitas e entradas das UTIs e alas de internação, estão anexados impressos com alertas sobre golpes praticados em todo o país. Esses comunicados também orientam os familiares sobre o procedimento necessário caso recebam telefonemas ou mensagens por aplicativos com qualquer tipo de solicitação financeira em nome de pacientes internados.
Portanto familiares de pacientes internados na Santa Casa de Araçatuba, através do convênio SUS for abordado com solicitações de pagamento para realização de procedimentos médicos, exames, medicamentos, ou qualquer outra necessidade, deve desconsiderar o pedido e procurar a Polícia.
A Administração da Santa Casa está à disposição para informar e esclarecer sobre a situação de pacientes, que eventualmente sejam mencionados e futuros golpes. Bastando telefonar para 3607-3021.
Em todas as “ondas” desses golpes, a direção da Santa Casa de Araçatuba faz investigações internas que não constatam interferência interna nos episódios.